Hidrocefalia em Adultos e Idosos

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é um acúmulo anormal de líquido no cérebro nos adultos de mais idade (a doença atinge homens e mulheres em geral após os 60 anos de idade), que leva a dificuldade de locomoção, quedas frequentes por desequilíbrio e falta de controle da bexiga urinária. O tratamento se dá pela colocação de válvula, no intuito de evitar o quadro de demência futura e melhorar a locomoção.

A causa é uma diminuição na capacidade de absorção do líquido cefalorraquidiano (LCR ou líquor) que é produzido dentro do nosso crânio. Apesar de poder ser causado por hemorragias cerebrais (ou após um Acidente Vascular Cerebral), infecções e tumores serem desencadeadores, na maioria dos pacientes não se consegue determinar uma causa. O acúmulo de líquor não faz aumentar a pressão intracraniana abruptamente porque o processo ocorre lentamente, permitindo uma adaptação do cérebro. Além disso, pelo fato de ser predominante em idosos, já com certo grau de atrofia cerebral, fica mais fácil a acomodação das estruturas dentro do crânio.

O diagnóstico da HPN não é simples, além do quadro clínico e de exame de imagens de ressonância magnética, podem ser necessários outros exames funcionais como a retirada de líquor pela espinha. O diagnóstico precoce é importante pois os pacientes com HPN ao longo do tempo evoluem para estágios demenciais irreversíveis. A cirurgia mais tradicional é a derivação ventrículo-peritoneal (DVP), que consiste na colocação de uma válvula para drenar este líquido da cabeça para o abdômen. No entanto, em casos especiais a cirurgia endoscópica através de uma pequena abertura no crânio pode ser indicada também.

Entre em contato pelo WhatsApp ou agende pelo site.
agendamento@drangelorcazevedo.com.br

Botão Agendamento